Outubro Rosa

O post de hoje faz parte da estética do rosa. Ele é a minha contribuição ao Outubro Rosa, causa que me mobiliza.

Outubro Rosa é um movimento popular internacional que remete ao mundialmente conhecido laço rosa, lançado pela Fundação Susan G. Komen (www.komen.org), que simboliza a luta contra o câncer de mama.

O movimento, inicialmente americano, a partir de 1997 rompeu as fronteiras e ganhou forma em diversos países. É marcado por fomentar ações voltadas à informação e prevenção do câncer de mama.

Uma das ações mais conhecidas é a de iluminar de rosa monumentos famosos e lugares públicos. Foi o que aconteceu no dia 05 de outubro aqui em Florianópolis, quando a Figueira da Praça XV foi iluminada de rosa.

Mas o movimento é muito maior que isso e se desdobra em várias iniciativas, especialmente a disponibilização de exames como a mamografia. (Veja aqui a programação para Florianópolis). Destaco  a caminhada programada para o dia 16 de outubro pelas ruas do centro da cidade. Quer participar? Basta ir de rosa!

Docinho Rosa

Como este blog é de culinária resolvi dar a cor do movimento a um alimento, No caso um docinho tradicional, mas impecavelmente rosa.

Para fazê-lo coloquei numa panela de fundo grosso (essa é a dica pra qualquer docinho, pois ele cozinha aos poucos sem queimar no fundo!) uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e duas colheres  (sopa) de achocolatado Quick sabor morango (foi a coisa mais rosa que imaginei!).

Cozinha-se os ingrediente em fogo baixo, mexendo sem parar. Aos poucos a mistura vai ficando mais consistente e começa a se desprender do fundo da panela. Continue mexendo de forma que toda a massa passe pelo fundo e se desprenda. Depois é só colocar num vasilha para esfriar,  enrolar os docinhos e passar em açúcar cristal colorido.

 

Esse post foi publicado em Cultura gastronômica, Receitas e marcado , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Outubro Rosa

  1. Mônica disse:

    Hummm! Soninha: Que cara boa desse docinho!!!!
    Parabéns pela iniciativa “Rosa” e pelo blog! Estou adorando receber as receitas diariamente!
    Beijinhos querida!

  2. Bá Maglia disse:

    ADORO esse docinho!!! Na minha família chamam de bicho de pé (vai saber….). Quando eu era pequena, faziam com gelatina em pó. Há uns anos experimentei e funcionou super bem! As fotos estão lindas, dá vontade de morder o monitor!

    Beijos!

  3. michelle disse:

    Oi Sônia! Obrigada pela visita no nosso blog! Amei esse post de vcs!

  4. Rosângela de Britto Mertens disse:

    Hummm Que Delícia!!! Parabéns pela criatividade e pela divulgação do Movimento Outubro Rosa. É preciso que tenhamos consciência da necessidade de estarmos atentos a nosa saúde, para viver uma vida plenamente cor de rosa! Bjs, Rose

  5. Iniciativas como a do “docinho rosa” são grandes contribuições para o movimento que precisamos ampliar em prol da saúde de nossas mulheres, isto sem falar na delícia que é.
    A Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC e demais parceiros do Movimento Outubro Rosa em Florianópolis agradecem.

    • Sônia Vill disse:

      Jurema, eu é que agradeço a sua visita e a iniciativa da AMUCC e parceiros. Que o Movimento Outubro Rosa alcance cada vez mais mulheres e que a prevenção seja a grande conquista. Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s