Caldos: muita coisa boa começa por eles

Muitos bons pratos têm sua base em um bom caldo. Não dá para pensar em risotos, algumas sopas e vários molhos sem considerar a pré-existência de um bom caldo. Sempre há a possibilidade de usar os caldos industriais em tabletes ou potinhos, que a cada dia aparecem com mais sabores e jamais com menos componentes químicos.

Gosto de fazer e estocar meus próprios caldos. E isso não dá lá muito trabalho. Cada vez que compro uma peça de carne e ao cortá-la restam aparas, uso para fazer um caldo. O caldo em questão é este aí das fotos. Fiz com aparas de carne, de um filet mignon que veio com muita “sujeira” do supermercado. As aparas foram para a panela com uma cebola picada grosseiramente, uma cenoura em rodela (com casca), dois dentes de alho, um punhado de salsinha com os talinhos, um pedaço de talo e folhas de alho poró, pimentas em grão, e um pouquinho de ervas finas secas.

O importante é colocar água fria e levar ao fogo. Se os ingredientes forem colocados na água já quente eles vão selar e não vão liberar seu sabor e suas propriedades nutritivas para o caldo. Quando levanta fervura, baixo bem o fogo e deixo lá por volta de 45 minutos a uma hora.

Depois de pronto deixo esfriar e depois deixo um bom tempo na geladeira, para que a gordura se separe. Depois coo a gordura e toda a parte sólida e congelo em saquinhos ou potinhos. Na hora que quiser é so descongelar em poucos minutos e usar a vontade.

Os ingredientes que usei neste caso eram os que tínhamos em casa. Mas vale acrescentar a seu gosto outras coisas como salsão, folhas de louro, ervas fresca em geral. Logicamente isso não vale só para o caldo de carne. Dá para fazer o caldo de peixe com a espinhela e a cabeça do peixe, o de frango com a carcaça, pés e pescoço, ou mesmo com as cascas e cabeças do camarão.

Cada caldo terá o seu uso específico, com seu sabor adequado para cada coisa.

Anúncios
Esse post foi publicado em Receitas e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Caldos: muita coisa boa começa por eles

  1. andré paiva disse:

    Amigos, cheguei aqui pelo Dauro… que maravilha o blog de vocês!!! Nos encontramos sempre nos aniversários do Álvaro Diaz… fiquei feliz de reencontrá-los, tem um gosto… hmmm um retrogosto especial!

  2. Maria Vtr disse:

    Ummm que caldo bom eu fiz ontem de acompanhamento !! E de sobremesa o morango com calda de chocolate!! 💖muito tudo isso!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s