Muffins com geleia de morango

Momento para a pausa no meio do turbilhão. Depois de algumas horas de trabalho passei pela cozinha para comer uma fruta. Enquanto comia minha maçã, descobri na geladeira uma caixinha de morangos que precisava ser consumida.

Resolvi  então preparar uma geleia de morango com anis. Coisa rápida e gostosa . Sim eu estava com vontade de comer doce. Nessas horas a gente lembra de coisas que não devia. Enquanto lavava os morangos fui imaginando um bolinho recheado com aquela geleia super vermelha. Acabei com a livro do chef Luiz Cintra nas mãos. Ele tinha o que eu procurava: muffins com geleia. Delícia de receita.

Minha proposta era fazer tudo com o açúcar demerara a farinha de trigo orgânica. Fiz primeiro a geleia, coisa rápida.

Uma caixinha de morangos bem maduros picados. Acrescentei umas cinco colheres de açúcar demerara e coloquei no fogo. O cheirinho de açúcar mascavo misturando com o morango é uma delícia. Enquanto você mexe, o morango vai soltando o seu suco  e derretendo o açúcar. Quando a mistura já fervia no líquido acrescentei o anis estrelado. Aos poucos reduziu  e ganhou consistência. Tirei o anis e triturei um pouco os morangos. Queria uma geleia cremosa, mas líquida, por isso não reduzi muito.

O próximo passo foi fazer a massa dos muffins. Segundo o chef, o segredo está em misturar rapidamente a massa, que deve resultar em uma textura grossa e com grumos. Se for batida em excesso para ficar lisa e homogênea, os bolinhos se tornarão pesados e indigestos.

Seguindo a risca a dica, coloquei o forno pra esquentar – 190 graus-  e lá fui fazer a massa.

Numa tigela misturei os ingredientes secos: 2 xícaras de farinha de trigo, ½ xícara de açúcar (usei  demerara), 1 colher (sopa) de fermento em pó.

A parte,  bati rapidamente dois ovos miúdos (dependendo o tamanho do ovo basta um) e acrescentei ½ xícara de leite e duas colheres (chá) de essência de baunilha.

Despejei essa mistura sobre a farinha e incorporei rapidamente com um garfo. Acrescentei, por fim , ½ xícara de manteiga derretida e misturei novamente. Não bata a massa em excesso, o correto é conservar os grumos que se formam.

Em forminhas individuais coloquei massa até a metade, coloquei  ½ colher (chá) de geleia e cobri com mais massa, cuidando para não encher muito a forminha.

Levei ao forno para assar por aproximadamente 25 min.

O fato é que não consegui esperar esfriar. Ficaram ótimos!

Esse post foi publicado em Comidinhas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s