Frango empanado com coco e banana chips

Propus-me uma tarefa de risco. Juntar numa mesma refeição banana, coco e laranja. As três frutas têm sabor marcante e a possibilidade de uma grande confusão no paladar é alta. A primeira resolução foi fazer a banana como guarnição, na forma de chips. Depois resolvi usar um coco ralado de ótima qualidade para emanar filets de frango e a laranja foi destacada para compor o molho que iria unir os sabores.

O frango temperei com sal, pimenta e um pouco de curry. Usei peito de frango cortado em bifes não muito altos. Temperados, passaram pela farinha de trigo e logo depois por ovos batidos com um pouquinho de sal. Por fim ganhou uma crosta generosa de coco ralado.

Preferi levar o frango ao forno ao invés de fritá-lo, que afinal gordura demais nunca é legal.

A banana não muito madura cortei em fatias muito finas num cortador de legumes. Para não oxidar, passei por uma água com suco de limão antes de secá-la. Esta não teve escapatória e foi direto para a fritura em imersão, até focar crocante.

Para fazer o molho coloquei numa panela uma colher de manteiga que, quando derretida, recebeu a companhia de uma colher de farinha de trigo. Fora do fogo acrescentei aos poucos um copo de suco de laranja (cuidando para não embolar a farinha). Quando o molho estava unifirme voltei ao fogo, sempre mexendo. Quando começou a levantar fervura baixei o fogo, acrescentei um umas três colheres de leite de coco, sal e pimentas (preta, branca e rosa) socadas num pilão. Deixei ferver até reduzir.

O resultado

O conjunto ficou diferente do que a gente come todo o dia. O coco deu crocância ao frango. O molho levemente ácido “abriu” o sabor do coco e proporcionou um ótimo “diálogo” com as bananinhas que não esconderam sua essência adocicada. Para quem gosta de contrastes, a composição é muito bacana, instiga o paladar. O frango suculento ficou meio coadjuvante no meio de tantos sabores.

Gostaria que a banana tivesse absorvido menos gordura. Talvez precise usar fruta menos madura (mais consistente) ou, quem sabe, passar por uma água com cachaça. Vamos ver como fica na próxima vez.

Esse post foi publicado em Comidinhas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Frango empanado com coco e banana chips

  1. Regina disse:

    Os mexicanos têm banana chips deliciosa, e é feita com a banana VERDE, completamente. Já vi pra venderem em saquinhos, por aqui, como vendem os chips de aipim, também. bj

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s