Empadão de frango com gergelim

É uma receita daquelas para lá de simples, uma das tradicionais “receitas de liquidificador”. Mas a verdade que mesmo estas opções podem ser incrementadas em sabor e qualidade nutritiva. Foi com esta ideia que fizemos um empadão de frango com gergelim. Como assim gergelim? Na verdade o gergelim aparece de duas formas: farinha de gergelim para enriquecer a massa e sementes polvilhadas por cima para ajudar no visual e na crocância.

O primeiro passo é fazer um refogado de frango desfiado. Numa frigideira refoga-se cebola, pimentões (vermelho e verde) e frango previamente cozido e desfiado. Quando isso ganhar cor entra uma lata de tomate pelado triturado. Tempera-se com sal, pimenta e, por fim, salsinha e cebolinha.

A massa se faz no liquidificador com uma xícara de leite, 3 ovos, uma xícara e meia de farinha de trigo (se achar a massa muito líquida adicione mais), uma colher de sopa de fermento em pó, um fio de azeite de oliva e uma colher de chá de sal. Opcionalmente adicione queijo ralado, uma colher de sopa farinha de gergelim e salsinha picada. Neste caso usamos todos os opcionais.

Para montar, unte um refratário com óleo e acomode metade da massa. Distribua uniformemente o refogado de frango e, finalmente, cubra com o restante da massa. Opcionalmente salpique sementes de gergelim.

O empadão deve estar pronto após cerca de 40 minutos de forno em temperatura alta.

É possível variar o recheio com carne moída, peixe (atum ou sardinha) ou mesmo com legumes. Como trata-se de uma receita versátil, o céu é o limite para as adaptações.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Empadão de frango com gergelim

  1. Ana Paula disse:

    queridos, vocês acabaram de salvar meu almoço de hoje. adoro essas receitas de liquidificador – principalmente quando estou de castigo tratando bursite hehe

    beijos!

  2. Jouber Castro disse:

    Aquele refogado na Le Creuset mexeu com os meus brios…

    Mais um golaço essa receita!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s