Pão de aveia

Pão é um daqueles alimentos que comemos praticamente todos os dias. Isso ajuda a justificar porque, neste blog,  essa será sempre uma tag recheada de receitas.

Aqui em Floripa o mês de março entrou com ares mais frescos. Para a alegria dos mortais que passam os dias no trabalho e não na praia. Com o clima ajudando, a ideia foi fazer um pão de aveia pra acompanhar um creme de cenoura no jantar.

Esta receita faz um pão mais salgadinho e com superfície crocante, delicioso com queijo prato, cream cheese  ou outras combinações que você imaginar.

Você vai precisar:

400 g de farinha de trigo

100 g de aveia em flocos

50 g de manteiga

12 g

13 g de fermento fresco (usei um tablete de 15 g)

350 ml de água (usei morna)

Aveia em flocos para decorar

A primeira coisa é fazer uma coroa com a farinha de trigo, a aveia, o sal de um lado e o fermento esfarelado do outro. Coloque a água no centro e comece a misturar tudo (use mais farinha se for necessário).

Amasse bem. Em seguida abra a massa como se fosse fazer um disco, coloque a manteiga em temperatura ambiente e amasse novamente até a manteiga ser totalmente incorporada e a massa ficar macia e lisa.

Coloque a massa num recipiente, cubra com um pano de prato e deixe descansar por uma ou duas horas num ambiente sem corrente de ar.

Por fim separe a massa em pedaços do mesmo tamanho e faça bolinhas. Misture uma gema com um pouquinho de leite, pincele nos pães e passe na aveia. Coloque numa assadeira enfarinhada.

Asse a 220 graus C. por cerca de 25 min. Para o pão ficar crocante, neste tempo, de vez em quando borrife água no forno. O vapor será o responsável pela casquinha.

Nem preciso dizer que ficou bom, né?

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pão de aveia

  1. Jouber Castro disse:

    Aveia é um ingrediente ótimo, que apesar de ter potencial de sucesso tanto em pratos doces quanto em salgados, é, na minha opinião, subutilizado “por aí”, nos restaurantes, na casa das pessoas. Carnes empanadas com aveia, por exemplo, ficam com uma cara diferente, como se fosse assim mais carinhosa, mais amigável. Um dia ainda vou fazer uma salada com aveia no meio, para ver no que dá!

    Então, Soninha, parabéns por colocar a aveia na roda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s