Panquecas à moda americana com banana

Para as American Pancakes:

350 g de farinha de trigo

Pitada de sal

80 g de açúcar

Pitada de bicarbonato de sódio

1 colher  (sopa) de fermento em pó

3 ¼ de xícaras de leite

3 ovos ligeiramente batidos

2 colheres (sopa) de manteiga (diminuímos pela metade a quantidade da manteiga e acrescentamos uma colher de cream cheese)

Opcional: acrescentamos uma banana amassada

Óleo para untar a frigideira

Derreta a manteiga. Peneire numa tigela a farinha de trigo, o sal, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Noutra tigela misture os ovos com o leite e a manteiga derretida. Junte os ingredientes líquidos aos secos. Misture rapidamente e não se importe muito com os grumos, pois se trabalhar muito a massa as panquecas não ficarão macias.

Aqueça uma chapa de ferro ou frigideira pesada, unte com um pouco de óleo e coloque no centro uma concha pequena de massa. Colocada sobre a chapa a massa deve espalhar um pouco, mas lentamente. Doure de um lado e vire para dourar o outro. É um processo rápido.

Essa é a receita básica de panquecas à moda americana. A diferença é que elas não são finas como os crepes, mas são menores e crescem na frigideira, ficam fofas como um “bolinho”.

São ótimas para um café da manhã gostoso e especial. O nosso foi particularmente especial pelo presente que ganhamos do amigo e ilustrador Frank Maia. Ele simplesmente transformou numa lindíssima ilustração a imagem do nosso querido e preguiçoso cão, o Barthés.

A cena de hoje no café da manhã por aqui foi: panquecas acompanhadas de um café tirado na xícara mais linda do armário.

O difícil foi convencer o cão a posar pra foto na hora da sua maior preguiça. Ele simplesmente não se mobiliza a sair da cama… não tem jeito.

A receita da panqueca também foi um pouco alterada: Além de ter sido reduzida pela metade reduzi a manteiga e coloquei uma colher (sopa) de  cream cheese. Coloquei também uma banana amassada, o que incrementou o sabor. Hoje não usamos o maple syrup, um xarope relativamente parecido com mel, mas preparado a partir de uma resina de bordo, uma árvore encontrada no Canadá e nos Estados Unidos. É o acompanhamento tradicional das American Pancakes e é uma delícia. Nossas panquecas receberam cobertura de doce de leite. Super combinou com o gostinho da banana.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comidinhas e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Panquecas à moda americana com banana

  1. Rafaela disse:

    Descobri seu blog e amei. As fotos são lindas e as receitas maravilhosas, resultando em post’s super agradáveis! Adicionado aos “Meus Favoritos”.

  2. Ai que linda!
    Não sei do que gostei mais: se da caneca, da panqueca ou do Barthés!
    Beijos
    Ligia

  3. frank disse:

    q delícia! q delícia! adorei a fota!

  4. acabei de as fazer para o lanche! piteu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s