Lasanha de frango e palmito

Uma lasanha é formada por várias lasanhas e o recheio. Complicado? Não. É que lasanha é na verdade o nome da massa em folha, não cortada em fios e, quando servidas várias lasanhas intercaladas por recheios, diz-se, também ser uma lasanha. Ok eu sei que é uma explicação que não serve para nada, mas lasanha, sejam as folhas de massa ou o prato suculento, é sempre uma delícia.

Pois resolvemos fazer lasanha, da massa ao prato completo. E ficou uma delícia exatamente porque a massa ficou substanciosa, opulenta, ocupando o devido espaço no prato e não sendo apenas coadjuvante do recheio.

A massa

Pra fazer as lasanhas usamos a receita básica de massa: um ovo para cada 100g de farinha de trigo. No nosso caso os ovos eram meio miúdos e precisamos utilizar três deles para amalgamar 200g de farinha.

Numa tigela a gente coloca a farinha, quebra os ovos e começa a misturar com as mãos até que se torne uma bola de massa lisa e homogênea. Ela só chega ao ponto depois de passar pelo estágio do pânico, que é quando a gente acha que aquele grude na nossa mão nunca mais vai sair. Mas a farinha vai fazer o seu trabalho e a sua mão “desgrudada” vai ser justamente o sinal de que a massa está chegando ao ponto.

Depois separe a massa em bola e abra com o rolo de macarrão. Quem tiver maquininhas elétricas e manuais que se divirta, que eu ainda não tenho uma e usei o rolo mesmo. Tem que deixa a massa fininha. Como iríamos montar o prato numa travessa redonda, cortamos as lasanhas também redondas, no diâmetro exato para caber na travessa.

Antes de montar o prato cozinhe as lasanhas em água com sal até que fiquem al dente, ou um pouco menos, já que o prato ainda vai ao forno.

Frango refogado

Dois peitos de frango foram pré-cozidos no micro-ondas e desfiados antes de serem refogados em frigideira junto com uma cebola e meio pimentão vermelho cortados bem pequenos. O frango foi temperado com sal e pimenta, um pouco de páprica picante e manjerona seca. Quando começou a secar demos uma umedecida com vinho branco seco e, em seguida, meia lata de tomates pelados triturados com mixer. Deixe ficar um pouco caudaloso e curtir um pouco no fogo baixo e… Pronto.

Creme de palmitos

Proceda como quem vai fazer um molho branco básico: refogue cebola picada na manteiga e quando amolecer junte duas colheres cheias de farinha de trigo. Deixe a farinha “juntar” a cebola e a manteiga e, fora do fogo, acrescente leite frio, mexendo sempre. Volte ao fogo mexendo sempre. Neste ponto coloque um quarto de um vidro de palmito em conserva picado, deixe aquecer com o leite e quando levantar fervura triture tudo com o mixer (ou liquidificador). A ideia é que o palmito entranhe seu sabor no molho. Aí tempere com sal, pimenta e noz moscada, junte algumas colheres de nata fresca ou creme de leite para o molho “aveludar”. Por fim coloque o restante do palmito picado e deixe cozinhar um pouco. Feito o serviço.

A montagem

Numa travessa refratária faça uma base com o creme de palmito e logo coloque uma camada de massa. Depois o molho de frango e uma porção generosa de mussarela (em fatias ou ralada grossa, tanto faz). Mais massa, creme de palmito, queijo, massa, frango… e assim por diante. Usamos cinco lasanhas, ou seja, cinco camadas, sendo a última de creme de palmito e muita mussarela misturada com parmesão (para dar aquele toque mais crocante).

Leve ao forno até borbulhar. Se seu forno tiver um gratinador, deixe gratinar por uns cinco minutos depois que borbulhar. Vai formar aquela casquinha linda, cheirosa arrebatadora de paladares.

Na verdade é um prato trabalhoso, mas vale a pena. E é claro que sempre há o recurso de usar uma massa pronta que leva a um resultado bem parecido.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s