Estrogonofe de pinhão

O inverno não chegou ainda, mas já tem pinhão por aí. E pinhão é uma coisa muito gostosa que oferece muitas possibilidades culinárias.

Do primeiro lote de pinhão que encontrei no supermercado resolvi fazer um Estrogonofe de Pinhão. Por mais que pareça sofisticado, estrogonofe é algo que se faz com certa rapidez e simplicidade e com resultado muito favorável.

O estrogonofe de pinhão na verdade é como o de carne, só que substituo os cogumelos pelos pinhões já cozidos e descascados. Junto com o Entrevero e a Farofa de Pinhão são pratos típicos da Serra Catarinense.

O estrogonofe

Corta-se a carne (usamos filet mignon no caso) em tirinhas e polvilhamos farinha de trigo sobre ela. Logo vai para a panela ou frigideira ampla com um fundinho de azeite e fica ali até ficar bem douradinha. Nesta hora entra o pinhão, já cozido e descascado em quantidade um pouco menor que a de carne. Deixa-se refogar e adiciona-se uma colher de sopa de molho inglês.

Um momento importante é a flambagem. Coloca-se um copo quase cheio de conhaque e em seguida inclina-se a frigideira em direção ao fogo para que o álcool da bebida se incendeie. Vai restar na panela o sabor do conhaque que vai ligar os gostos da carne e do pinhão, além de soltar o fundo de farinha que pegou na panela, resultando num molho interessante.

Tempere o refogado com sal, pimenta e um pouco de páprica picante e adicione o molho. Que molho? O molho se faz com a simples mistura de creme de leite e catchup. Se usar creme de leite de caixinha ou lata, misture um pouco de leite pois assim o creme não vai talhar mesmo que cozinhe por algum tempo (o que inclusive é desejado). A proporção de creme e catchup vai de seu gosto. Finalize com salsinha picada para dar cor e perfume. Os acompanhamentos clássicos são o arroz e a batata palha.

Por ser versátil, a receita pode ser adaptada para o uso de frango ou camarão.

 E em qualquer caso o pinhão vai fazer bonito, dar um toque diferente que tem tu

do a ver com os ingredientes da nossa região. Para quem quer ir mais fundo na regionalização, vale trocar o conhaque por uma boa cachaça, que o resultado vai ser legal.

Esse post foi publicado em Comidinhas e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Estrogonofe de pinhão

  1. Elisandreia disse:

    Delicioso!! Fiz e a turma aqui de casa aprovou!!

  2. Sônia Vill disse:

    Oi, Elis. Que ótimo saber que vcs gostaram. Bjos.

  3. Meu Deus, gastão e sonia. Entrar no blog de vc na hora do almoço é crueldade. To babando aqui!
    Parabéns!

  4. Rodrigo disse:

    Obrigado por compartilhar sua receita, achei por acaso na internet, onde estava buscando receitas com Pinhão, ja coloquei o pinhao para cozinhar!! hehehe.
    Já me antecipo para Parabenizar a receita, nao tenho dúvidas que será delicioso!! Um abraço

    • Gastão Cassel disse:

      Rodrigo, pinhão é daqueles ingredientes mágicos que bastas incluir numa receita para ficar ótimo.
      Abçs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s