Torta de linguado ao molho branco

Adoro a combinação de peixes com molho branco. Então resolvi aproveitar uns filés de linguado para montar uma tortinha com batatas e, claro, finalizar com molho branco.

Primeiro descasquei e fatiei três batatas grandes. Cozimento rápido, três minutos no micro-ondas. Enquanto elas cozinhavam temperei o peixe (dois filés médios que cortei em quadrados) com sal, pimenta e suco de limão.

Em seguida fui preparar o molho e branco, o velho e bom bechamel. Na panelinha foi primeiro um pouco de azeite de oliva e uma colher de manteiga e, assim que a manteiga derreteu, meia cebola picadinha. Quando a cebola ficou transparente, duas colheres de sopa de farinha de trigo e mexer muito bem. Forma um paçoca. Aí, fora do fogo, coloca-se leite (cerca de meio litro) aos poucos, mexendo e desmanchando os eventuais grumos.

De volta ao fogo o molho branco pode ser triturado com um mixer, para ficar mais lisinho. E para a aveludar o molho uma colher de creme de leite. Tempera-se com sal, pimenta moída e noz moscada.

Montagem

Numa refratária (usei uma travessa de barro) primeiro uma camada de rodelas de batatas. Depois uma de peixe. Mais batatas, uma colher de alcaparras, algumas fatias de pimentão vermelho e mais um de peixe. A última camada é de batatas e por cima o molho branco farto a ponto de “entrar” na tortinha.

Para dar um dourado especial polvilhei sementes de gergelim e farinha de rosca sobre o molho.

Em 30 min de forno a tortinha está pronta. Fica saborosa, leve e até dispensa acompanhamentos.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s