Risoto de abóbora e carne seca

O risoto de abóbora e carne seca eu vi no programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples. Achei boa a combinação e, como tinha tudo disponível na geladeira encarei a empreitada. Claro que sempre se faz alguma adaptação.

A primeira providência foi cozinhar um pedaço de carne seca (charque) que estava na geladeira. Uma boa escaldada em água quente para tirar o excesso de sal e panela de pressão. Em meia hora estava prontinho para desfiar. Enquanto a panela de pressão chiava, cortamos ¼ de abóbora em cubinhos de uns dois centímetros. Tudo pronto para começar o risoto propriamente dito.

Na panela ampla um fundo de azeite e meia cebola picadinha. Quando a cebola está transparente (não deixamos dourar) entra o arroz arbóreo para selar rapidamente. Neste ponto, ao invés do tradicional vinho branco para a primeira inchada do arroz, usamos meio copo de cachaça e logo em seguida a abóbora em cubos. E aí começa a função de mexer sempre o arroz e ir colocando o caldo aos poucos, até que o arroz esteja al dente. Usamos caldo de legumes que já tínhamos. A carne seca desfiada entra nas últimas adições de caldo. congelado.

Para finalizar o risoto, já com o fogo desligado, uma generosa colher de manteiga e uma farta porção de parmesão ralado, além de um punhado de salsinha e cebolinha picadas, para dar cor e perfume.

Anúncios
Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Risoto de abóbora e carne seca

  1. Parece delicioso! Fiz uma versão parecida um tempo atrás, mas com abóbora e bacon. Finalizei com queijo mascarpone, ao invés de manteiga e parmesão. Gostei muito do resultado e deixo aqui a dica.

  2. Isabel Funk disse:

    É a quinta receita do blog que estou lendo. Fiquei com muita vontade de todas elas!! Como se diz aqui em casa, quando gostamos muito de algo: AMANHÃ TEM!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s