Focaccia

Em busca da ancestralidade da focaccia, que tem suas raízes no pão que os romanos assavam no fogo há 2000 anos  (do latim Panis focacius) esta delícia  é ideal pra fazer num dia molhado e muito úmido como foi hoje aqui em Floripa. Invoquei a representação do fogo pra fazer este pão que adoro.

A focaccia é preparada em toda a costa norte do Mediterrâneao, especialmente apreciada na França, chamada de fougasse no sul e fouace no norte e na Itália onde recebe nomes e recheios diferentes, dependendo da região onde é preparada.

A base é uma massa extremamente fácil com farinha, fermento, água, sal e azeite. É bem parecida com a massa da pizza, mas enriquecida com mais azeite de oliva.  O desafio é conseguir uma massa espessa e macia com a superfície crocante.

Foi com esse objetivo que juntei 500 g de farinha de trigo, uma colher (chá) de sal, uma colher (chá) de açúcar, 15 g de fermento fresco, 250 ml de água morna e aproximadamente 4 colheres (sopa) de azeite de oliva.

Primeiro coloquei o fermento num pouco da água morna, assim ele já começou a fermentar. Numa vasilha, coloquei quase toda a farinha e os demais ingredientes, acrescentei o fermento e, aos poucos, a água.  Caso necessário coloque um pouco mais de água. A massa deve desgrudar das mãos e ficar bem lisa. Depois de misturar os ingredientes o melhor é sovar a massa numa superfície lisa.

Quando a massa chegar ao ponto deixe descansar por uma ou duas horas num lugar sem corrente de ar.

Passado este tempo abra a massa, um rolo ajuda, no tamanho de uma forma retangular. Deixe crescer novamente. Depois disto, pressione levemente com os dedos para fazer os furinhos. Regue com azeite de oliva, folhas de alecrim fresco e sal grosso (fiz a focaccia clássica, mas pode ser azeite e cebola, por exemplo, como é a focaccia genovesa).

Leve ao forno quente (200 graus C), por aproximadamente 10 min. ou até dourar.

É uma delícia pra saborear só com o perfume do azeite e do alecrim, ou pode também se transformar num delicioso sanduíche.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s