Torta de maçãs

Existem várias receitas de torta de maçã. Normalmente é uma crosta crocante com um recheio de maçãs, cruas ou já cozidas, temperadas com canela e açúcar.

Escolhi a receita a seguir pela simplicidade de fazê-la. Pode ser praticamente feita no processador. Tem a seu favor o fato de levar menos manteiga que a pâte sucrée, e a maçã crua vai sobre um creminho feito com cream cheese, o que o favorece.

A torta é feita em três etapas: a crosta crocante, o creme e a mistura das maçãs com o açúcar.

A crosta:

1 xícara de farinha

1/4 de colher (chá) de sal

1/3 xícara açúcar de confeiteiro

1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em pequenos pedaços.

Coloque no processador a farinha, o sal e o açúcar. Dê uma batida para juntar os ingredientes. Acrescente a manteiga. Bata até que os ingredientes se juntem. Mas não ficará homogêneo, ficará como uma farofa. Coloque numa forma de fundo removível e com a ajuda de uma colher distribua por toda a forma e pelas laterais, arrumando com a mão. Evite muito contato para não derreter muito a manteiga. Tem um momento meio caótico, que parece que não vai funcionar. Respire. Continue tentando… Vá apertando a farofa e fazendo uma massa compactada na forma. Quando terminar cubra com filme plástico e leve a geladeira.

O creme:

No mesmo processador coloque 220 g de cream cheese, 1/4 de xícara de açúcar branco (usei açucar baunilhado), 1 ovo grande e 1/2 colher de extrato de baunilha.

Bata tudo até formar um creme. Reserve.

A maçã:

Usei 4 maçãs, duas verdes bem ácidas e duas tipo fuji, mais docinha. Tirei o miolo e a casca e cortei em fatias, não fiz muito finas pois gosto de sentir a maçã. Coloquei a maçã numa vasilha e reguei com um pouco de limão, o suficiente para molhar a maçã para ela não escurecer, bem moderado. Acrescentei meia colher de canela em pó e 1/4 de xícara de açúcar  branco (açúcar demerara não faria feio, me arrependi por não ter usado!).

Montando a torta:

Derramei o creme sobre a crosta e espalhei sobre ele a porção de maçãs. Eu coloquei todo o caldo que a maçã produziu, foi um pouco demais.

A receita recomenda colocar sobre tudo amêndoas cortadas, aproximadamente 1/2 xícara, como não tinha em casa usei um pouco de avelãs picadas, fez falta. A textura crocante da amêndoa provocaria um contraste interessante.
Leve ao forno quente. Deixe 10 min em forno em forno a 230 graus C. Em seguida reduza pra 200 graus C e asse por mais uns 25 – 30 min. Até dourar.

É uma torta ótima para comer como sobremesa, quentinha. Vale também com café e todas as formas de comer doce…

Ainda farei outras tortas de maçãs, acho que vou testar a minha preferida. Em princípio esta não ganhou nota máxima, mas é gostosa e prática.

A receita é de um site ótimo, tem até um vídeo mostrando como fazer. Você pode ver aqui.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Torta de maçãs

  1. alda maria disse:

    Experimente colocar 01 colher de farinha de trigo junto com o açúcar nas maças. Vai evitar que o líquido empape a massa e deixa o recheio mais cremoso.Uma pitada de noz moscada também acrescenta um gostinho de torta americana. Bom apetite!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s