Risoto de legumes

Como já dissemos aqui, risoto é daquelas coisas que agente pode criar a vontade, de acordo com o que a gente tem na geladeira. Com um pouco de arroz arbóreo e alguns ingredientes se faz uma festa, assim como fizemos com alguns legumes e fatias de presunto.

Antes de um bom caldo que fizemos com aparas de carne, cebolas, alho, talos de salsão, galhos de funcho, pimenta calabresa e sal grosso. Tudo foi para uma panela com água fria (para os sabores e nutrientes despreenderem aos pouco na água) que foi para o fogo e lá ficou até uns 40 minutos depois de levantar fervura. O caldo é o coração do risoto.

Na panela ampla colocamos um pouco de manteiga e azeite e refogamos meia cebola,  logo o arroz que cozinha um pouco até ficar quase transparente. Aí entra um cálice de vinho branco seco e depois começamos a adicionar o caldo, aos poucos, mexendo sempre.

Primeiro adicionamos cenouras picadas em cubinhos, depois ervilhas congeladas pré-cozidas, depois champignons cortados em dois e, por último, presunto cortado em filetes.

Quando o arroz ficou al dente desligamos o fogo e adicionamos uma farta colher de mateiga, um punhado generoso de queijo parmesão ralado grosso e um pouco de salsinha e cebolinha picados.

Pronto! Um jantarzinho pra lá de gostoso pra ser acompanhado por um bom vinho.

Esse post foi publicado em Comidinhas. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s