Tender caramelado com molho de laranja e pimenta rosa

Depois do natal o preço de alguns produtos simplesmente despenca. E encontrei uma promoção de tender de frango a módicos R$ 10,00. Tá certo que não é nenhum presunto espanhol, mas dá para inventar alguma coisa interessante.

Preparar o tender é a coisa mais fácil do mundo. Num potinho misturei um pouco de mel com azeite de oliva, mexi bem e pincelei sobre o tender. Antes fiz os tradicionais cortes em losangos, mas não espetei cravos porque não gosto. Quando o tender estava há 20 minutos no forno de médio para forte, dei mais uma pincelada da mistura. Mais 20 minutos no calor e pronto.  Antes que esqueça, para o tender parar “em pé” tirei uma tampinha para assentá-lo na assadeira.

O molho

Como o mel ficou bem marcado na crosta do tender, achei que o molho deveria ser um pouco ácido. Investi num molho de laranja perfumado com pimenta rosa.

Primeiro piquei meia cebola roxa micrometricamente e deixei-a amolecer na panela com manteiga e um pouco de azeite de oliva. Acrescentei duas colheres e meia de farinha de trigo e deixei incorporar. Quando se formou um “pirão” retirei do fogo e fui acrescentando aos pouco algo em torno de meio litro de suco de laranja bem fresquinho, mexendo sempre. Voltei ao fogo sem parar de mexer a acrescentei uma dose generosa de vodka.

Para temperar foi sal e a grande estrela do molho: a pimenta rosa. Um pouco da pimenta eu coloquei amassada rapidamente no pilão, e mais um tanto inteiras para salpicar de vermelho o molho amarelo. Em fogo bem baixo deixei reduzir um pouco o molho e lá se foi ele cobrir as fatias finas do tender. Uma chuva de salsinha picada contribuiu com o visual e o perfume.

O adocicado do tender caramelado contrastou com a delicada acidez do molho, que ganha potência quando se mastiga uma pimentinha (a pimenta rosa não tem ardor).  Acompanhamos com um frugal arroz branco.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s