Spaghetti all’amatriciana

O spaghetti all’amatriciana é um clássico de sabor intenso e poucos ingredientes. Seu molho é uma combinação simples de cebola, bacon, tomate, alho e pimenta. Se você não gosta de pimenta, sugiro que não invista nesta receita, pois a pimenta é a marca deste prato.

Como manda a tradição das cozinhas cantineiras, o preparo é rápido. O bacon cortado em cubos pequenos (use uma peça bem carnuda) é o primeiro a ir para a frigideira ampla e bem quente; refoga e revira até ficar dourado e crocante. Aí entra a cebola picada miudinha e o alho menor ainda. Quando tudo estiver bronzeado soma-se uma lata de tomate pelado previamente triturado no liquidificador ou mixer.

Depois é temperar: No pilão de almofariz trituramos pimentas calabresa seca, branca, preta e rosa. Use esta mistura para temperara, no limite de seu gosto e tolerância à pimenta, mas sem esquecer que é neste momento que está se definindo a personalidade do molho. Uma colher de chá de molho de pimenta tabasco também ajudar a se chegar ao ponto picante desejado.

Corrige-se o sal e está pronto. Opcionalmente pode-se acrescentar uma colher de creme de leite para aveludar o molho. Diga-se de passagem, nenhuma receita que vi deste molho usa o creme, mas fica divina a textura e o sabor que com sua untuosidade e compensa a “força” da pimenta.

Aí é só misturar com uma spaghetti ou massa de sua preferência e coroar o prato com um bom queijo (parmesão ou pecorino) e um pouco de salsinha picada.

A combinação de sabores é sensacional. Tudo se completa: A força da pimenta, o defumado do bacon a acidez do tomate… A salsinha, que pode parecer mera decoração, oferece perfume delicado.

Vale a pena investir nesta gostosura.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Spaghetti all’amatriciana

  1. ivone disse:

    adorei a receita e,como toda a gente aqui em casa adora massas vai ser hoje o jantar muito obrigada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s