Rosbife com torta de batata, abobrinha, alho poró e cottage

A torta de batata com abobrinha é facílima e muito gostosa.  Ela não foi feita com medidas muito precisas, mas colocaremos as etapas, assim pode ser uma inspiração.

Numa frigideira colocamos um punhado de bacon cortado em cubinhos pequenos. Ali fritaram até ficarem bem sequinhos. Neste ponto tiramos um pouco da gordura. Em seguida colocamos um alho poró, apenas fatiado fininho. Ficou ali até murchar. Quando pronto, deligamos o fogo e deixamos esfriar um pouco. Em seguida foi temperado com sal e pimenta moída na hora. Por fim acrescentamos um pote de queijo cottage e duas colheres (sopa) de creme de leite.

A parte foram fatiadas bem fininha batatas e abobrinha.

Para montar o prato usamos uma refratária retangular. No fundo cololcamos um pouco do creme feito com mo queijo. Em seguida intercalamos fatias de batata e abobrinha. Sobre tudo, colocamos o que sobrou do queijo, finalizando com parmesão ralado.

Foi ao forno aquecido pro aproximadamente 40 min. Para cozinhar bem as batatas, colocamos uma folha de papel alumínio, que foi tirado só nos últimos minutos para deixar o queijo dourar.

O rosbife foi feito com uma peça de cerca de 1kg de entrecote. No caso conseguimos num bom açougue um pedaço de novilho da raça angus, que é um espetáculo. Antes de tudo amarramos ele como um rolo, com barbante. Isto serve para manter o formato da carne, compactar e aglutinar os sucos. O resultado será uma carne mais macia e suculenta, como se deseja de um rosbife.

Num pilão trituramos pimentas (branca, preta, calabresa e vermelha), alho desidratado, sal grosso e um mix de ervas finas.

Esfregamos a mistura na carne com energia e a besuntamos com azeite de oliva e um pouco de molho shoyu.

Para cozinhar escolhemos uma panela de ferro que foi muito bem aquecida e ganhou um fundinho de azeite para esperar a carne. Depois é só ir dourando a carne em todos os lados. Quando a panela ficou muito seca acrescentamos um copo de vinho tinto seco, e deixamos o cozimento continuar por cerca de 25min. Lembre que rosbife tem que ter o miolo bem rosado!

Quando retiramos a carne da penela percebemos que havia um bom “grude”no fundo da panela.Era o resultado da caramelização dos sucos e temperos que estava grudadinho com um pouco de água soltamos tudo e acrescentamos uma colher de creme de leite. Ficou um molho sensacional para regar as fatias do rosbife.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s