Bife a milanesa com salada de batatas

Clássico. Nada mais pode ser dito de um prato com salada de batatas e bife a milanesa. É daqueles pratos dos bom botecos de antigamente, que hoje já não se encontra em qualquer lugar. Uma combinação esquecida que recuperamos para almoço preguiçoso de domingo.

Claro que com um toque aqui e outro ali a gente deixa as coisas mais saborosas. A salada de batatas, por exemplo, recebeu um toque um pouco mais picante, para fugir do sabor “neutro” da batata. Picadas em cubos, quatro batatas médias (duas por pessoa) foram cozidas em água e sal junto com uma cenoura pequena cortada em cubinhos bem pequenos. Enquanto as batatas cozinhavam, cortamos micrometricamente meia cebola média e logo a escaldamos com água quente, para tirar o “ardor”. Uma tira pequena de pimentão vermelho também foi picada bem miúdo, assim como um punhado de salsinha.

As batatas e a cenoura, cozidas, ganharam um banho de água fria para interromper o cozimento, e foram para uma tigela onde já as esperavam a cebola, o pimentão e a salsinha. Aí jogamos um boa quantidade de pimentas (branca, preta e rosa) socadas em um pilão, para dar o toque picante. Depois duas colheres de maionese (usamos industrial, mas bom mesmo é fazer uma caseira) deram a liga na salada que logo foi para a geladeira, já que geladinha fica muito mais saborosa.

Os bifes de contrafilé foram feitos de forma tradicional. Pedaços pequenos e de pequena espessura. Primeiro temperados só com sal (já foi bastante pimenta na salada), passaram na farinha de trigo, depois no ovo batido e logo na farinha de rosca. O único detalhe é que batemos dois ovos com uma colher de leite e um pouco de mostarda, só para dar um toque diferente na “casquinha”.

Os bifes fritos e escorridos em papel absorvente foram servidos com generosa quantidade da salada de batatas, e mais uma saladinha de alface e tomates cereja. O que pode ser melhor num domingo nublado e preguiçoso?

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bife a milanesa com salada de batatas

  1. Priscila disse:

    Tô fazendo aqui de almoço. Tomara que fique delicioso!
    Bjs,
    Pri

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s