Parfait de chocolate com frutas vermelhas e biscoitos de amêndoas – Sobremesa do jantar da Quorum 2012

Fondant de chocolate (2)

Para fechar um grande jantar uma sobremesa de gala: Parfait de chocolate com frutas vermelhas e biscoito de amêndoas. Sofisticado e simples de fazer.

Para o Parfait – receita do Claude Toisgros (serve 8 pessoas)

– 140 ml de creme de leite fresco

– 350 g de chocolate (usei Callebaut 53%)

Numa tigela coloque o chocolate (se for chocolate em barra deve estar em pedaços pequenos) e inicie o derretimento em banho maria. Noutra tigela aqueça o creme de leite. Quando aquecer incorpore-o ao chocolate.

Coloque num tabuleiro (forrei o fundo e as laterais do tabuleiro com papel manteiga. Isso facilita para desenformar e cortar o doce em quadrados para servir.)

Leve ao refrigerador por quatro horas. O ideal é cortar o parfait ainda gelado pois está bem durinho. Mas deve ser servido em temperatura ambiente. Depois de cortar os pedaços sirva com frutas frescas ou as frutas apenas passadas no fogo com um pouco de açúcar para fazer uma calda. No meu caso usei morangos, cerejas, amoras e mirtilos. Levei ao fogo com um pouco de açúcar e uma colherada de água de rosas. Quando estava com aquela calda super vermelha e linda tirei do fogo e deixei esfriar bem antes de servir.

Natal

Para os biscoitos de amêndoas

-1 e 1/2 xícaras (rasas) de farinha de trigo

– 1/2 xícara de farinha de amêndoa

– 5 colheres de sopa de açúcar

-1 colher fermento pó

– 1 pitada de sal

–  ¼ xícara de manteiga gelada

– ¾ de xícara de creme de leite fresco gelado

Fondant de chocolate (4)Pré aqueça o forno a 180ºC. Misture os ingredientes secos: as farinhas com o açúcar, o fermento e o sal. Misture tudo. Pode ser no processador, eu gosto de mexer com a mão mesmo. Acrescente a manteiga e misture até fazer uma farofa. Acrescente o creme de leite e mexa até ficar uma massa consistente (se for necessário coloque um pouco mais de farinha para dar o ponto). Polvilhe farinha e abra a massa com um rolo e corte os biscoitos no formato que quiser. Na falta de um cortador de biscoito, a borda de um copo não deixa o serviço mal feito. Aí é colocar na forma para assar. Cuidado que é muito rápido.

O jantar da Quorum celebra um ano de muito trabalho. Um momento de agradecer, de brindar, de abrir as portas para o novo ano.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s