Bolo de maçã com recheio de doce de leite e nozes

Bolo2

Sim, adoro fazer bolo. Bolo simples, bolo cheio de guloseimas, bolo natural, bolo feio, bonito e esquisito. Bolo de aniversário. Bolo pra adoçar e demonstrar afeto. Foi neste clima que fiz mais um bolo de aniversário na família.

Queria algo um pouco diferente. Nada melhor que estar entre os conhecidos para experimentar uma nova receita. Fui atraída por um bolo de maçã lá da página do La Cucinetta. O bolo me atraiu por imaginá-lo mais azedinho, ideal para ser acompanhado por um recheio de doce de leite com nozes.

Bolo de maçã

Apesar de alguns imprevistos: tive que usar uma forma maior e isso interferiu na altura dos bolos e o fermento que não estava tão bom quanto eu pensava; o bolo ficou gostoso. Farei novamente qualquer hora dessas para comê-lo puro, sem recheio ou cobertura, no máximo com um creme azedo, para dar mais intensidade aos seus sabores.

A massa amanteigada ficou linda. O sabor da maçã surpreende o paladar. Vale conferir. O recheio que escolhi é bem doce, embora tenha colocado pouco, ele é intenso. Fez um bom contraste com o crocante das nozes. A cobertura poderia ter sido apenas um creme chantilly, suave. Fiz um creme usando um merengue italiano ao qual é acrescentado manteiga. Ficou um pouco demais.

Para fazer o bolo (receita para dois bolos):

Bolo

3 xícaras de farinha de trigo

1/2 colher (chá) de sal

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente (230g)

2 xícaras de açúcar cristal orgânico

5 ovos grandes

1 xícara de leite integral temperatura ambiente

1 1/2 colher de essência de baunilha

3 1/2 xícaras de maçã (com boa acidez) picada grosseiramente

Pré-aqueça  o forno a 160ºC.

Primeiro junto os secos, peneirando numa vasilha a farinha, o sal e o fermento.

Noutro recipiente bata a manteiga até fazer um creme. Acrescente o açúcar e bata mais. Em seguida incorpore um a um os ovos. Batendo bem para que sejam bem incorporados. Acrescente os ingredientes secos e peneirados, intercalando com o leite. Comece e termine com a farinha. Por fim coloque a baunilha e as maçãs, mexendo com uma espátula. Divida a massa em duas formas com fundo removível. e leve ao forno já aquecido por aproximadamente 20 minutos, ou até fazer o teste do palito e ele sair seco.

maçã verde

Para o recheio usei aproximadamente uma xícara de doce de leite e duas gemas. Misturei os ingrediente numa panela de fundo grosso e levei ao fogo brando até ferver mexendo sempre.

Coloquei o bolo base num prato alto, coloquei o recheio e em seguida o outro bolo. Finalizei com a cobertura. A massa, embora amanteigada, não produz um bolo leve.

Como já deve ter dado pra notar este bolo não se tornou inesquecível, mas cumpriu seu papel, se rememoro a ideia central do porquê cozinhamos, dos afetos envolvidos no ato de compartilhar a comida, só por isso já valeu.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s