Peito de frango crocante com cogumelos

Frango com cogumelos

O dia pedia um menu caprichado. A receita escolhida foi uma do livro do Claude Troisgros. Sim, eu sou mais metódica que o Gastão e funciono escolhendo primeiro a receita, depois vou a luta atrás dos ingredientes.

Fiquei entusiasmada para fazer uma receita bem fácil e que parecia muito saborosa. Ela consistia num frango crocante, com um dos lados empanados com pão, e acompanhado por cogumelos refogados com vinho e creme fresco.

Frango com cogumelosPois foi o cardápio. A primeira mudança foi substituir o pão de forma por uma sobra de pão de abóbora que tinha feito durante a semana. Isso interferiu diretamente na cor amarelo ouro que o crocante ganhou.

Outra mudança foi a substituição do shitake por cogumelo castanho.  Foi um cardápio realmente surpreendente. Simples, rápido e com uma combinação de sabores extraordinária.

Para o frango :

2 peitos de frango

1 ovo batido

3 colheres de farinha de trigo

4 fatias de pão de forma (usei um pão de abóbora) cortada em cubinhos bem pequenos

Um fio de azeite

sal pimenta moída na hora e 1 dente de alho

No pilão amassei o alho, as pimentas e o sal, fazendo uma pasta. Temperei o frango com ela e deixei descansar alguns minutos. Como o filé era muito alto cortei pela metade para fazê-lo mais fino.

Na bancada montei uma sequência em tigelas separadas: farinha, ovo e o pão picadinho. Passei o frango apensas de um dos lados, na farinha, em seguida no ovo e por fim no pão, apertando bem neste último para fazer uma camada bem uniforme.

Numa frigideira de fundo grosso coloquei um fio generoso de azeite e quando estava quente coloquei o frango com o lado empanado. Quando estava dourando, virei. Deixei até dourar também. O frango termina seu cozimento no forno – 180º  por 10 a 15 min.

Cogumelos castanhosCreme de cogumelos:

Cogumelos castanho (usei uma bandeja de 400 gr)

1/2 cebola picada

2 dentes de alho

80 ml de vinho branco

200 ml de creme fresco

1 colher de manteiga

sal e pimenta

Enquanto o frango terminava de cozinhar preparei o creme. A primeira tarefa foi limpar o cogumelo. Aqui vale uma dica preciosa: o cogumelo não deve ser lavado apenas limpo com um pincel ou um pano de prato para tirar alguma terra. Isso faz toda a diferença, pois não soltará água no cozimento.

Cogumelos fatiadosDepois de limpos, fatiei os cogumelos. Cortei meia cebola picada miúda e dois dentes de alho.

Na mesma frigideira que fiz o frango (ela tinha os sabores do frango mas não estava com gordura queimada, ok?) coloquei uma colher de manteiga a cebola e o alho para suar. Neste ponto acrescente os cogumelos fatiados. Também ficaram na frigideira até suar. Em seguida entrei com 80 ml de vinho branco. Deixei ferver e reduzir um pouco. Por fim acrescentei aproximadamente 200 ml de creme de leite fresco. Temperei com sal e pimenta rosa. Deixei cozinhar por alguns minutos até o molho engrossar um pouco. A pimenta rosa além de dar uma cor linda fez toda a diferença. Ficou uma delícia.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s