Canapé de palmito com caviar de tapioca

canapé de palmito com caviar de  tapioca

Jantares com amigos vegetarianos são incríveis. Pensar um cardápio sem o foco principal na carne, qualquer que seja, é sempre um desafio. Mais bacana ainda é oferecer algo novo. Misturar texturas, cores e sabores.

Nossa última experiência foi um cardápio que teve: canapé de palmito com caviar de tapioca, abóbora recheada com vários cogumelos, batatas assadas crocantes e picantes, arroz e ovos com ervilhas. Sobremesa um lindo suflê de goiabada.

Hoje é dia do caviar de tapioca. Nome muito chique para algo simples de fazer, mas demoradinho pelas etapas que precisam ser seguidas a risca.

O caviar fica incrível, com uma cor lindíssima. Combina bem com peixe, para enfeitar um ceviche, enfim, comidas que peçam um detalhe picante e fresco. E, pasmem, ele é na verdade um… sagu!

canapé de palmito com caviar de tapioca

O caviar

 Primeiro cozinhe o sagu em água até que as bolinhas fiquem transparentes e com um pontinho branco no meio. Escorra numa peneira e lave em água fria até que libere toda a goma e restem apenas as bolinhas. Esta operação pode ocupar alguns minutos. Quando as bolinhas estiverem  soltinhas é só colocar numa travessa (de preferência com tampa) e cobrir as bolinhas com molho de soja, o tradicional shoyu. Aí é deixar umas 24h na geladeira. As bolinhas vão absorver o molho escurecer.

Depois disso é só lavar novamente e temperar com azeite (que além de sabor dá brilho ao caviar) de oliva de boa qualidade, sal e molho de pimenta (usamos Tabasco com jalapeños), tudo conforme o seu gosto.

canapé de palmito com caviar de tapioca

Os canapés

A montagem dos canapés consiste somente de colocar uma colherzinha do caviar sobre rodelas de  palmito que, quanto mais finas melhor. Uma breve regada de azeite e uma folhinhas frescas para dar cor e perfume (usamos brotinhos de orégano).

É simples, charmoso e impressiona as visitas.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Canapé de palmito com caviar de tapioca

  1. Que bonitos que ficam🙂 estou curiosa com o resto da ementa, especialmente o soufflé!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s