Cupcake de nozes, avelãs e chocolate com creme chantilly e amora

Cupcake

Coisa boa um doce para alegrar o dia. Melhor ainda um doce leve com creme fresco e geladinho para alegrar um dia quente de verão. A receita já mostramos aqui, mas desta vez foi modelada como cupcake. Nos ingredientes uma mistura de sabores e texturas: o amanteigado das nozes e do avelã, o chocolate amargo, o chantilly e uma geleia de amora bem leve e com a fruta bem presente para nos brindar com sua gostosura mas também com a sua cor.
Cupcake

Para os cupcakes

200 g de farinha de trigo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

250 g de açúcar dourado (usei açúcar demerara e um pouco de açúcar mascavo)

4 ovos grandes

100 ml de creme de leite

100 g de nozes quebradas

100 g de avelãs

50 g de chocolate amargo (usei gotas de chocolate 70% de cacau)

Preaqueça o forno a 180º C.

Coloque as avelãs sem pele (coloque as avelãs num recipiente e leve ao forno quente por alguns minutos. Em seguida basta mexer nelas que a pele se soltará), as nozes e o chocolate no processador e bata por uns 10 segundos, ou até obter uma mistura macia mas com alguns pedacinhos. Na receita original a indicação é para continuar a fazer o bolo no processador acrescentando os outros ingredientes e batendo. Eu passei a mistura para uma tigela e continuei a fazer o bolo mexendo com um fouet.

Acrescentei à mistura de nozes e chocolate: a farinha peneirada e o açúcar. Adicionei os ovos, um por vez e por fim o creme de leite e o fermento. Bata só até misturar tudo, não mais que isso.

Passe a mistura às colheradas para as forminhas de cupcakes e leve ao forno por aproximadamente 3o min, ou até fazer o teste do palito e ele sair seco.

Depois de prontos os cupcakes deixe esfriar bem. Para decorá-los coloque uma colher de sopa de creme chantilly e um toque  de fruta vermelha, no caso fiz uma espécie de geleia de amora (um punhado de amoras com um pouco de açúcar demerara e deixei ferver um pouco.).

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s