Como fazer ovos de Páscoa

Ovos de Páscoa

Ano passado fiz ovos de chocolate para presentear as crianças da família. Como os fiz na véspera não publiquei a receita. Mas Páscoa e chocolate não saem de moda, por isso ela ainda está super atual. Como em outras datas, o consumismo que envolve a Páscoa é algo que nos incomoda. Como em outras datas gostamos de fazer coisas – especialmente comidas – que mostrem cuidado e afeto, isso não é novo.

Pois esses ovos de chocolate foram feitos de forma super artesanal e com o jeito de cada um: ovo com recheio de brigadeiro, com recheio de confete de chocolate branco, enfim, ovo de chocolate com bom chocolate ao leite e nada de brinquedo descartável. Tudo pensando no gosto de quem ia receber.

Fazer chocolate não é necessariamente simples, exige alguns cuidados e tempo para fazê-lo, mas vale muito a pena.

Ovo de Páscoa com recheio de brigadeiro.

Ovo de Páscoa com recheio de brigadeiro.

Não sou especialista em chocolate, mas minha curiosidade me levou a pesquisar receitas e informações na internet e em livros que falem sobre a iguaria. Isso me ensinou a manusear e conseguir melhores resultados com o produto final. Como é bem difícil escrever o passo a passo de fazer chocolate sem escrever um texto longo demais, separei algumas informações que considero importantes.

pascoa2Sobre o chocolate é necessário saber que você pode comprar de dois tipos. Um é chocolate hidrogenado, também chamado de fracionado. Na verdade este não é chocolate, é gordura hidrogenada com sabor chocolate. A gordura hidrogenada substitui o cacau. Isso significa que tem qualidade inferior, por outro lado é mais fácil de lidar. Algumas pessoas misturam uma parte  de chocolate fracionado com chocolate bom (para dar sabor!) para render mais a produção. O chocolate fracionado precisa apenas ser derretido, em banho Maria (cuidando para nunca, jamais, cair água dentro) ou no forno de micro-ondas (aqui tem que ter cuidados especiais para o chocolate não queimar; é necessário parar a cada 30 segundos e mexer a mistura para derreter por igual) e em seguida já pode ser moldado.

O chocolate de boa qualidade, aquele feito de manteiga de cacau, massa de cacau, açúcar ou ainda leite é o chocolate saboroso. Aquele que derrete na boca. Trabalhar com esse chocolate exige que ele seja “temperado” para dar o ponto e endurecer.

Isso quer dizer que você vai derreter o chocolate ou em banho Maria ou no micro-ondas, sempre mexendo (no caso do micro-ondas mexendo a cada 30 segundos). O chocolate aquece, por isso derrete. Para voltar a endurecer ele precisa ser resfriado rapidamente. Isso pode ser feito mexendo ele numa superfície fria de mármore ou, outro modo de temperar é deixar uma parte  – ¼ do chocolate sem derreter e acrescentá-lo no final. Quando o chocolate derrete tira ele do calor, coloca o chocolate não derretido e mexe vigorosamente até que todo ele esteja derretido. Uma dica para testar a temperatura ideal do chocolate é colocar um pouquinho na pele do antebraço. Quando senti-lo frio está pronto.

acessóriosPara fazer ovos de Páscoa são necessários alguns acessórios: formas de acetato no formato de ovos de Páscoa, papel chumbo para embalar (é um papel especial para embalar bombons, encontrado no mesmo lugar onde vendem as forminhas de acetato), papel celofane para a embalagem que o enfeita e fitas.

Você encontrará o chocolate no formato de gotas ou em barra. No caso da barra ele deve ser picado para derreter. Dica: evite ao máximo o contato da mão com o chocolate.

Chocolate

Feito isso, depois do chocolate temperado, ele vai ser colocado no molde de ovo. Coloque uma colherada de chocolate no molde, espalhe com a colher ate cobrir todo o fundo e laterais. Coloque emborcado sobre um pedaço de papel manteiga e leve a geladeira por alguns minutos. Em seguida repita a operação e leve novamente a geladeira até endurecer e soltar do molde. Veja que você vai precisar de espaço na geladeira e de várias forminhas se quiser que o trabalho seja mais rápido. Depois de desenformado o ovo deve ficar em temperatura ambiente para receber o recheio que você quiser, e ser embrulhado.

Resumindo:

1- Coloque as gotas de chocolate num recipiente (usei gotas de chocolate ao leite para fazer o ovos das fotos) e leve para derreter em banho maria ou micro-ondas.

2- Tempere o chocolate mexendo numa superfície de mármore ou acrescentando 1/4 da medida usada ainda em gotas, mexendo bem para todo o chocolate derreter e esfriar.

3- Coloque a primeira camada de chocolate no molde, vire a forminha sobre papel manteiga e leve a geladeira durante alguns minutos, até endurecer.

4- Aplique outra camada de chocolate e repita a operação.

5 – Desenforme o chocolate e deixe em temperatura ambiente.

6 – Coloque o recheio ou surpresa que preferir (eu recheei com brigadeiro de colher colocado totalmente frio dentro do ovo). Junte duas metades para formar o ovo, embrulhe com papel chumbo e enfeite o seu ovo com papel celofane e fitas.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s