Sopa de lentilha vermelha

Lentilha

Depois de um tanto de trabalho, outro tanto de estudo, finalmente um momento de comer bem. Pra fechar o dia passei num mercado especializado em produtos integrais e orgânicos e, para minha grata surpresa, achei por aqui a lentilha vermelha. Como os demais tipos, ela também é bastante nutritiva, rica em  proteínas, vitamina A, taimina (B1), riboflavina (B2), sais minerais, como o cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo, zinco e enxofre.

Nutrientes a parte a lentilha vermelha é uma delícia. Tem sabor suave e cozinha muita mais rápido.

Neste dia, como estava friozinho, resolvi prepará-la como uma sopa.  Cheia de temperinhos para alegrar o paladar. Uma forma rápida e prática de fazer algo reconfortante e super gostoso. Não exite uma única forma de prepará-la. Combina com temperos como louro, alecrim, cebola, alho, e tudo que a sua imaginação alcançar. Finalizei com um crocante de couve, só para ter um contraste de textura. Ficou sensacional.

Natureza

Minha lentilha foi feita assim:

Uma porção de lentilha lavada que foi ao fogo com um tanto de água, sal e uma cenoura cortada em cubinhos bem pequenos. Não precisa colocar uma quantidade exagerada de água, afinal o cozimento será rápido e a lentilha quando ferve e inicia o cozimento faz uma espuma que costuma levantar e derramar pelo fogão. Dica: cozinhe com a panela sem tampa e retire o máximo desta espuma com uma colher.

Numa frigideira refoguei num fio de azeite meia cebola e dois dentes de alho. Em seguida acrescentei pimentão vermelho picado miudinho e tomate, também cortado miudinho. Em 10 minutos a lentilha já estava praticamente pronta. Incorporei os temperos e uma pitada de lemon pepper (uma pimenta com limão que é bem aromática). Deixei ferver um pouco para os sabores se misturarem. Finalizei com salsinha e desliguei o fogo.

Para fazer a couve é ainda mais fácil. Cortei um punhado de couve em tirinhas bem fininhas. Aqueci óleo numa frigideira (queremos um crocante, lembra? então fritaremos   em imersão). Quando estava bem quente coloquei a couve que não levou mais que cinco segundo para fritar. Praticamente coloca e tira com a espumadeira. Coloquei a couve crocante em papel absorvente para escorrer bem a gordura. 

Finalizei colocando a sopa num prato fundo e o crocante no centro. Nem vou comentar como ficou…

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sopa de lentilha vermelha

  1. Flora. disse:

    Eu ando bem desse jeito, que só trabalha e não sossega (ou seja: também não ando cozinhando, por isso não ando comendo tão bem).
    Daria meu reino por essa sopa de lentilha vermelha hoje!
    Fiquei curiosa com a couve. Morro de preconceitos com fritura, mas um dia testo.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s