Medalhões suínos em crosta de pão com alho

medalhão suíno

Uns minutos vendo um programa do Jamie Oliver na TV foram suficientes para despertar algumas ideias. O que gosto na culinária do chef inglês é que sempre sugere uso das receitas além do que ele propõe, novas possibilidade. E assim resolvi aproveitar uma farofa de pão com alho que ele fez com outra finalidade.

Fiz medalhões de mignon suíno envoltos pela tal farofa, criando uma crosta crocante e saborosa. Os medalhões eu deixei marinando em vinho branco, shoyu, azeite de oliva, sal e pimentas de um dia para o outro. Depois só botei na frigideira bem quente para selar em todos os lados e completei o cozimento em 15 minutos de forno.

Quando os medalhões ficaram prontos, passei novamente na marinada e empanei na farofa.

A farofa

Muito simples de fazer: basta colocar no processador (acho que também funciona no liquidificador) dois pães em pedaços e um dente de alho, além de uma colher e azeite de oliva. Não fica uma farinha, não é para ficar! O bom é que fique um pouco irregular, com alguns pedacinhos maiores.

Depois é colocar o pão processado numa frigideira e ir mexendo até que fique tudo bem dourado. Eu adicionei um tanto de cebolinha verde picada no final, mas é opcional. Eu gostei.

Arroz especial

No mesmo programa o Oliver fez um arroz que me encantou, e eu achei que era um acompanhamento especial para os medalhões. Trata-se de arroz cozido com lentilha vermelha e ervilha.

Refoguei brevemente meia cebola média em azeite, e logo coloquei uma xícara de arroz jasmine (pode ser branco, parboilizado ou basmati, a gosto do freguês), sal e água, como se faz normalmente. No meio do cozimento coloquei 1/3 de xícara de lentilhas  e quase no final do cozimento um punhado de ervilhas congeladas. Fica colorido e saboroso, ainda mais com o jasmine que é bem perfumado.

Resultado

Tudo harmonizou muito bem. O arroz cheio de delicadezas e a carne com a crocância de sua crosta. Servimos com uma salada de folhas verdes e tomates regada com suco de laranja, azeite, sal e uma polvilhada da farofa da carne.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s