Torta francesa de maçã

Torta francesa de maçã

Entre a escolha e a execução desta receita o tempo de espera foi grande, mas finalmente pude fazer e constatar que valeu cada minuto. Foi uma das melhores massa de torta que já fiz. Mesmo com algumas adaptações ficou um doce suave e leve. Acompanhada de um pouquinho de cream cheese ficou sensacional.

Achei esta receita num blog chamado Caos na Cozinha. Adorei navegar por ele e achei várias receitas que me agradaram. Resolvi começar pela mais tentadora.

O bom da receita é que ela provou ser resistente a vários contratempos. Comecei a fazer torta no no sábado, por falta de tempo tive que guardar a massa pronta na geladeira e só pude voltar a ela na segunda a noite. Estava bem guardada e protegida com filme plástico, mas fiquei surpresa como foi fácil de abri-la com o rolo.

Esta é daquelas massas que devem ser manuseadas o mínimo possível e aquela ideia de deixar descansando na geladeira faz muita diferença.

Torta francesa de maçãPara a massa:

– 250 g de farinha de trigo.

– 1 colher (sopa) de açúcar.

– 170 g de manteiga com sal, gelada e cortada em cubos.

– 120 ml de água gelada (usei um pouco menos por volta de 100 ml)

Coloque a farinha e o açúcar no processador e misture rapidamente. Em seguida acrescente a manteiga em cubos e pulse algumas vezes, até formar uma espécie de farofa. Por fim acrescente a água (coloquei aos poucos e fui pulsando até fazer uma massa). Quando formou uma massa coloquei numa bancada enfarinhada e mexi rapidamente somente para formar uma bola. Não é necessário nem recomendável manusear e amassar muito. Enrole em filme plástico e deixe descansar na geladeira.

Recheio:

– 4 maçãs Granny Smith (Usei maçãs fuji orgânicas. Elas são gostosas, mas como são menos ácidas têm gosto menos marcante).

– 100 g de açúcar (pensei que seria muito, mas coloquei praticamente tudo)

– 60 g de manteiga gelada cortada em cubinhos (usei menos)

A receita pedia 1/2 pote de geleia de pera, peneirada depois de aquecida. Não tinha e não coloquei, mas acho que ficaria melhor com ela. Inclusive ficaria com um brilho extra. Fiquei imaginando com uma geleia de bergamota.

-2 colheres de sopa de água, algum licor ou rum (não coloquei)

Tire o caroço e a casca das maçãs e corte-as em fatias de aproximadamente 5 cm. Molhei-as com um pouquinho de suco de limão para que não escurecessem. Em seguida coloquei um pouco do açúcar e mexi bem.

Torta francesa de maçãNuma superfície levemente enfarinhada, estendi a massa até fazer um retângulo suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma refratária. Deixei que ficasse bem rústica e irregular.

Em seguida dispus sobre a massa as fatias de maçã organizadas na diagonal, levemente sobrepostas, como orientava a  receita. Polvilhei sobre ela o açúcar e os cubinhos de manteiga. Acrescentei cerejas secas e algumas lascas de amêndoas.

Leve ao forno por 30-40 minutos (varia muito de forno para forno) até que a massa esteja dourada e as maçãs comecem a parecer levemente tostadas. No meio do cozimento é importante girar a refratária para que asse uniformemente.

Quando retirar do forno, aqueça a geleia diluída em um pouco de água ou licor e espalhe sobre a torta.

A massa fica estaladiça, parece folhada. Os sabores surpreendem pela leveza. Posso garantir que é irresistível. Ideal para servir ainda quentinha como sobremesa neste dias mais frios.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s