Sopa creme de abóbora

SopaDependesse de mim, aqui em casa tomaríamos sopa quase todos os dias. Sopa em creme. Sopa cheia de legumes, sopa com bastante caldo… Eu sei que parece um pouco sem critérios esse negócio, mas é assim mesmo. Só não tomo sopa morna…

Adoro o fato de poder fazer uma sopa a partir de um caldo básico e inventar algo com o que temos em casa. Tudo melhora se temos ainda um tempinho extra pra fazer um pão gostoso pra comer junto. Eu sei, eu sei… isso é um preciosismo. Mas pode ser um pão que sobrou do café da manhã, ganhou uma manteiga e umas ervinhas e foi ao forno pra ser aquecido.

Sopa

A sopa deste dia foi um creme de abóbora. Receita daquelas ótimas e muito simples.

Pra começo de conversa basta cortar a abóbora em fatias, retirar a semente e colocá-la numa assadeira, temperar com sal e pimenta. Usamos uma abóbora japonesa. Acrescente uma ou duas cebolas cortadas em pedaços grandes também. Regue tudo com um fio de azeite de oliva e leve ao forno para assar por uns 20 minutos. Gosto de colocar algumas ervas, como tomilho, tudo na medida do seu gosto.

SopaQuando a abóbora estiver assada retire do forno e, ainda quente, leve a polpa (somente neste momento tiro a casca) ao liquidificador com um pouco (uma xícara aproximadamente) de caldo de legumes. Bata tudo até fazer um creme. Coloque tudo numa panela, acrescente uma boa colherada de creme de leite, se quiser coloque um pouco de gengibre também. Deixe ferver, faça a correção de sal e pimenta e está pronta para servir.

Sopa

Esta sopa é uma delícia para aquecer uma noite fria.  A nossa foi servida com um pãozinho básico, tipo baguete que foi assado no tempo de finalização da sopa.

E você, gosta de sopa? Conte-nos qual a sua preferida.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sopa creme de abóbora

  1. Nancy Uze disse:

    Gostei da receta,eu nunca assei abóbora,sempre fez fervida, em casa gostamos de uma sopa creme que eu fazo con os restos do “puchero”comida típica do meu país(Uruguay)que nada mais é que um cocido com alguma carne(peito )batatas,abóbora,cenoura ,e milho,com bastante agua para que fique um caldo gostoso,so temperado com sal.\Se come a carne con as verduras e se pode fazer uma sopa con massa,Ao outro día,com as sobras se liquidifica todo ,se agrega mais um pouco de caldo y se tempera com um toque de pimenta branca e noz moscada.Fica uma delicia!!!!

    • Sônia Vill disse:

      Oi, Nancy. Que maravilha esta tua sopa, hein? Por aqui também fazemos o ” cozido” cheio de verduras e legumes. Algumas pessoas colocam banana, dá um toque a mais.
      Obrigada por compartilhar tua receita. Abs.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s