Pão caseiro

PãoFazer pão pode ser um mistério para alguns, para mim é reconfortante. Na minha opinião, nada se compara ao cheiro de pão assando. A casa impregnada, aquecida, embalada pela memória afetiva trazida pela cheiro.  Embora muitas pessoas me digam que não conseguem fazer um bom pão, cada vez mais, sou convicta que todos podem e devem meter a mão na massa e descobrir os mistérios e facilidades de fazer um pão caseiro. Fazer pão, muitas vezes exige receita, mas quando se aprende a lidar com a massa, às vezes é possível fazê-lo no bom e velho “olhômetro”. Outro dia fiz um pão maravilhoso com nozes. Não publiquei porque foi impossível recuperar e quantificar a mistura. Neste caso específico, também não deu tempo de fotografar…

Pão

O pão de hoje é muito básico. Diria que é a base das bases, a mistura clássica da farinha com o fermento, o sal e a água.  Ideal para acompanhar uma sopa, fazer bruschetas, comer com manteiga, fazer uma torrada, enfim…

A receita dá para um pão grande e é uma adaptação, feita a partir de um vídeo com Dan Lepard, um mestre da panificação.

Receita

– 300 g de farinha branca de boa qualidade, se for orgânica melhor (este pão pode ser somente com farinha branca, neste caso use 400 g – mas acrescentar a farinha integral dá um toque)

– 100 g de farinha integral (usei farinha de centeio)

– 300 ml de água morna

– 1 colher de chá de fermento seco para pão

– 1 colher de chá de sal

– Azeite de oliva

pãoNuma tigela coloque a água morna e fermento e mexa um pouco para que ele se dilua. Acrescente as farinhas e o sal. Mexa até que todos os ingredientes sejam incorporados. Fica uma massa meio grudenta. É assim mesmo. Deixe descansar por dez minutos. Em  seguida coloque sobre a massa um fio de azeite. Passe a mão e vá envolvendo-a com o azeite. Faça uma bola e leve a uma bancada também untada. Na bancada pegue a massa pelas extremidade e traga a ponta para o centro (repita esta operação várias vezes até fazer todo o entorno da massa ). Mais uma vez vai fazer uma bola. Quando conseguir uma bola bem lisa deixe descansar até dobrar de tamanho.

Depois de crescida coloque-a numa bancada enfarinhada. Em seguida faça um rolo (aquele formato de baguete, sabe?) com ela. Coloque uma pouco mais de farinha para que não grude. Coloque numa assadeira enfarinhada e deixe crescer novamente. Quando estiver no ponto, polvilhe farinha e passe gentilmente a mão para espalhá-la. Com uma faca afiada faça um corte (quase lateral). Quando ele crescer no forno este corte vai abrir e fazer aquele lindo formato dos pães que costumamos ver nas boas padarias.

vaporDepois é colocar no forno pré aquecido por aproximadamente 40 minutos a 170º C. Dica: coloque um recipiente com um pouco de água no forno para gerar vapor. Isso vai deixar o pão mais crocante.

Para ver se o pão está pronto você pode virá-lo e dar umas batidinhas, fará um som oco (nossa como é difícil explicar algo tão sensorial!). O cheiro e a cor dourada também servem de parâmetro.

Depois? Sirva-se! Eu como ainda quente, embora seja contra indicado, com muita manteiga.

Esse post foi publicado em Comidinhas, Receitas e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s